MackGraphe é participante de projeto Horizon 2020 aprovado pela Comissão Europeia

17/01/2017


O MackGraphe vai participar do projeto aprovado pela comissão europeia “Multifunctional Graphene-based Nanocomposites with Robust Electromagnetic and Thermal Properties for 3D-printing Application (Graphene 3D)”, que tem duração de 4 anos e se inicia oficialmente neste mês de Janeiro de 2017 como parte da chamada Marie Skłodowska-Curie Actions (MSCA) - Research and Innovation Staff Exchange (RISE) - H2020-MSCA-RISE-2016.

O projeto formará um consorcio envolvendo 7 grupos de pesquisa de países membros da união europeia (entre estes 2 empresas) e 3 grupos de países não membros. Esta iniciativa é parte da estratégia de investimento em ciência e tecnologia da comissão europeia (CE), visando a formação de cooperações internacionais e aperfeiçoamento de estudantes/pesquisadores através de experiências internacionais de pesquisa. Na duração do projeto ~30 pesquisadores (entre eles doutorandos, pós-doutorandos e professores) virão ao MackGraphe (por períodos entre 1 mês e 1 ano) com suas viagens, subsistência e despesas de pesquisa cobertas pela CE (com bolsas Marie Skłodowska-Curie), expandindo as cooperações internacionais e, consequentemente, contribuindo com a internacionalização do ambiente de pesquisa do MackGraphe.

O encontro inaugural do projeto (kickoff meeting) será realizado durante semana de 23 de Janeiro de 2017, na central da Comissão Europeia em Bruxelas – Bélgica, onde o MackGraphe será representado pelo Prof. Ricardo Donato

 

Abaixo a lista dos centros/institutos de pesquisa participantes do consórcio:

Institute of Mechanics, Bulgarian Academy of Sciences (IMech-BAS), Búlgaria

- Consiglio Nazionale delle Ricerche, Inst. Polymers, Composites and Biomaterials (CNR), Itália.

- NAno caRbon RAdiatioN DOsimeter (Narrando), Itália

- Universite de Namur ASBL (UNamur), Bélgica

- Universita Degli Studi di Salerno (UniSa), Itália

- Research and Development of Nanomat. and Nanotechnol. (NanoTechLab), Bulgária

- Ilia Vekua Sokhumi Institute  of Physics and Technology (SIPT), Geórgia

- Institute for Nuclear Problems/Belarusian State University (INP-BSU), Bielorrússia

- Sichuan University (SU), China

- Graphene and Nanomaterials Research Center - Instituto Presbiteriano Mackenzie (MackGraphe), Brasil